Melhorar o Desenvolvimento Pessoal – 8 Áreas fundamentais

Todos buscamos melhorar desenvolvimento pessoal ao longo da vida, pelo menos este deveria ser nosso objetivo nesta breve jornada.

Você está aqui lendo este texto porque procura meios para tornar sua vida pessoal ou profissional melhor e alcançar o sucesso.

Vou tentar te ajudar com algumas dicas, porém para prosperar não existe fórmula mágica sem que façamos uma escolha, e esta escolha vai depender de uma pergunta.

Será que eu quero mudar?

Desenvolvimento Pessoal

Pois na maioria das vezes acabamos por sabotar nossa própria vida e não deixamos ela fluir normalmente para que seja equilibrada.

Veja abaixo 8 áreas que devem estar equilibradas para você melhorar o desenvolvimento pessoal.

1.     Saúde Física

2.     Saúde Mental

3.     Saúde Emocional

4.     Saúde Espiritual

5.     Relacionamentos

6.     Finanças

7.     Carreira

8.     Comunidade

Saúde Física

O corpo físico é responsável por sustentar-nos como indivíduos, abriga os órgãos e estruturas de sustentação, assim como a mente e o espírito.

Quando estamos fisicamente saudáveis a energia do corpo influencia todas as outras áreas elevando o bem-estar.

Já quando estamos doentes ou com alguma dor, diminuímos o nível de energia e perdemos concentração na rotina diária dificultando o equilíbrio da vida.

Para evitarmos este desequilíbrio é desejável uma dieta saudável, rotina de exercícios físicos e sono adequado.

Saúde Mental

O cérebro é um órgão como qualquer outro, está passível de enfermidades, mal funcionamento e lentidão se não for constantemente estimulado.

A mente inativa ou doente não consegue resolver problemas, criar metas e ter boa percepção de si próprio e dos outros. É fundamental termos consciência de quando a mente não está funcionando bem para não cairmos em truques que ela possa criar nos afastando da realidade dos fatos.

Manter a saúde mental é fundamental para o equilíbrio do corpo e das emoções.

Saúde Emocional

Nesta área é fundamental entender e saber controlar suas próprias emoções, pois o indivíduo não consegue alcançar desenvolvimento se não for emocionalmente equilibrado.

A forma como vivemos emocionalmente no dia a dia é de nossa escolha e controle. Podemos ficar felizes ou infelizes, irritados ou calmos, frustrados, violentos, amáveis, e assim por diante. Temos a escolha para onde a emoção vai nos levar e consequentemente que atitude vamos tomar em cada situação.

Ter maturidade emocional é saber aproveitar as experiências da vida de forma que gerem experiências positivas, e quando emoções negativas forem geradas não reagir a elas e acalmar a mente.

Saúde Espiritual

A espiritualidade pode ser associada a Religião, crenças e rituais, hábitos, Nova Era, Yoga, astrologia, meditação e outros, mas não é apenas isto, para termos saúde espiritual é preciso um conjunto de fatores que estão associados a cada indivíduo.

O espírito é o que não pode ser definido como parte do seu corpo ou mente, porém corpo, mente e espírito atuam ligados uma ao outro.

A saúde espiritual é alcançada quando você se sente em paz com a vida, e é capaz de encontrar esperança e conforto mesmo nas dificuldades.

Por isso praticar atividades que acalmem o corpo e a mente associados ao autoconhecimento ajuda ao nosso desenvolvimento de forma completa.

Relacionamentos

Temos relacionamentos com a esposa, filhos, pais, irmãos, amigos, vizinhos. Todas as pessoas que nos relacionamos são importantes psicologicamente a longo prazo.

Bons relacionamentos são mais importantes que circunstâncias, coisas que você possui ou lugares onde você vai, dificuldades ou sucessos, pois aumentam a resiliência, felicidade e protegem contra depressão.

Finanças

Ser financeiramente saudável nem sempre é ter muito dinheiro e sim saber o que fazer com o dinheiro. Como vemos normalmente pessoas que ganham muito e não tem controle sobre o dinheiro ou pessoas que não possuem planejamento algum com as finanças.

Tem aqueles que vivem em um stress constante com as finanças interferindo diretamente em sua vida.

Então é preciso mais que estabilidade financeira, e alcançar bem-estar emocional para lidar com as finanças.

Carreira

Uma carreira profissional continua e ascendente é o objetivo de todos, melhor se acompanhado de estabilidade financeira.

Ter uma carreira estável em uma ocupação que lhe seja agradável, trazendo prazer e alegria ao fim do dia é fundamental para nosso desenvolvimento.

Comunidade

Fazer parte da comunidade seja ela local ou global de alguma forma, sendo com seu tempo, dinheiro, conhecimento ou algo que faça a diferença em benefício de alguém ou de alguma causa é muito importante.

Doar-se por algo com certeza fará muita diferença no desenvolvimento de cada um.

Conclusão: Equilibrar tudo para melhorar o desenvolvimento pessoal

Devemos ter em mente que melhorar o desenvolvimento pessoal é um processo contínuo e gradativo que dura a vida toda, e não é preciso alcançar o máximo em todas as áreas.

Porém desenvolver todas estas áreas é o ideal para crescermos como ser humano, mas elas são interdependentes, então equilibrar tudo é o mais importante.

O que você achou? Concorda que estas áreas são importantes para o desenvolvimento pessoal? Faltou alguma coisa? Por favor deixe-nos saber nos comentários abaixo.

 

Gostou? Compartilhe:

Se você gostou e aprendeu alguma coisa, sinta-se à vontade para compartilhar com sua família e amigos…

Gostou? Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *